Prefeitura Inaugura Pronto Socorro Maria Antonieta
O Pronto Socorro Dona Maria Antonieta de Barros foi reinaugurado no dia 31 (trinta e um) de janeiro e começou a atender a população no dia 2 (dois) de fevereiro. Localizado na Rua Antônio Felipe Filho – 180 (cento e oitenta), distrito do Grajaú, o PS agora passou a ser uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nível três.
A nova unidade tem capacidade para atender cerca de 20 (vinte) mil pacientes por mês. De acordo com a prefeitura, a nova UPA vai oferecer durante 24 (vinte e quatro) horas serviços de urgência e emergência em clínica médica, pediatria, odontologia, ortopedia, psiquiatria, cirurgia geral e exames laboratoriais. Além disso, disponibilizará exames de raios-X e eletrocardiografia.
A unidade contará com 24 (vinte e quatro) leitos, sendo, cinco de emergência, 15 (quinze) de observação adultos e pediátricos e dois leitos de isolamento. Também haverá 67 (sessenta e sete) salas, entre consultórios, salas de avaliação de risco, serviço social, posto de enfermagem, quartos de isolamento e recepção. A unidade contará, ao todo, com 525 (quinhentos e vinte e cinco) profissionais de saúde.
Este PS era o único serviço de Pronto Atendimento em saúde do Grajaú, o maior distrito da cidade de São Paulo, com aproximadamente 450 (quatrocentos e cinquenta) mil habitantes.
Conforme divulgado em matéria veiculada na semana passada pela Central de Mídias das Rádios Comunitárias, a UPA Dona Maria Antonieta é resultado de muita luta dos movimentos de saúde da região, que reivindicaram e acompanharam de perto para que as obras saíssem do papel.
De acordo com o coordenador do Movimento de Saúde da região Humberto Oliveira, a inauguração do P.S. foi uma conquista fruto de muita luta da participação popular.
Reportagem por Diane Costa
Este projeto foi realizado com o apoio da 5a Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo