A PREFEITURA DE SÃO PAULO LANÇA A VIRADA CULTURAL 2023.

Reportagem: Caroline Rossetto

A Virada Cultural em São Paulo completará esse ano, 18 anos de existência. Com o tema “Virada Cultural do Pertencimento”, o evento aposta na diversidade e inclusão.

Esse ano terá mais de 500 atrações espalhadas por todas as regiões da cidade. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, em coletiva de lançamento do festival, no Centro Cultural São Paulo, localizado na Vergueiro, informa que os dois dias devem gerar um retorno de R$400 milhões à cidade, com o total gasto de 40 milhões de investimento para os dois dias de lazer e cultura.

“Por 24 horas, a cidade de São Paulo vira palco da cultura para todo mundo. Dá para ter uma ideia, de todas as culturas, modas, ações, gerações, canções e isso é muito legal. Uma coisa muito bacana que é importante a gente ressaltar, é que além de nós termos essa cidade como palco da cultura, cultura gratuita para todo mundo em cada canto da cidade. A gente traz receita e emprego para todos. Da hora, né? A gente vai ter 1.800 postos de trabalho que são gerados pela Virada Cultural. Algo fantástico. Uma arrecadação de 400 milhões de movimentação financeira com essas 24 horas, nos dias 27 e 28 de maio, afirma ele.

O prefeito ainda reiterou que essa será a Virada da Segurança, com patrulha da Polícia Civil e Militar. O maior evento da cidade de São Paulo, será descentralizado e não será mais restrito ao Centro de São Paulo, lugar onde muitas vezes, o evento ficou concentrado, levando a muitas reclamações do público presente, em edições passadas. Vale lembrar que as estações de metrô Anhangabaú e São Bento funcionarão a noite inteira, durante os dois dias de evento.

Uma novidade é a CUFA (Central Única das Favelas) em parceria com a Prefeitura, levará atrações para Heliópolis e Parelheiros, na zona Sul da cidade, pela primeira vez em 18 anos desde que a Virada Cultural foi lançada.

A agenda do evento contará com diversos artistas nacionais e internacionais que farão shows pelas 12 arenas espalhadas pela capital. Karol Conká, Supla, Dilsinho, Tierry, Ferrugem, Grupo Pixote, Tom Zé, Salgadinho, são algumas das atrações confirmadas e Palavra Cantada e Mundo Bita para as crianças.

A Virada Cultural não tem apenas shows de música. São oferecidas visitas guiadas em patrimônios históricos, dança, recitais, poemas, cinema e audiovisual, esportes e diversas atividades físicas, atividades para idosos, circo e ações para a cidadania.

O único palco que funcionará durante 24 horas ininterruptas até o final do evento é o Palco do Anhangabaú. São 49 equipamentos culturais participantes, sendo 2 teatros e um deles é o Theatro Municipal de São Paulo, 15 casas de cultura, 12 centros culturais, além de 4 museus.

Vale lembrar que esse evento é inteiramente gratuito. Para saber mais e conferir a programação completa da Virada, acesse: viradacultural.prefeitura.sp.gov.br

A Central de Notícias da Rádio PAZ é uma iniciativa do Projeto Neutralidade de Todes. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO: A PREFEITURA DE SÃO PAULO LANÇA A VIRADA CULTURAL 2023.

INFORMATIVO: A PREFEITURA DE SÃO PAULO LANÇA A VIRADA CULTURAL 2023.