Jorge Ben Jor completa esse mês 82 anos.
Cantor e compositor carioca de Madureira, Jorge Ben Jor é um dos precursores do Samba Rock no Brasil
A rádio Paz homenageia falando um pouco da sua vida.
Iniciou sua carreira artística em 1961, como pandeirista, ao lado do Copa Trio, grupo liderado pelo organista Zé Maria, que se apresentava na casa noturna Little Club, no Beco das Garrafas no Rio de Janeiro
Em seguida, apresentou-se no Bottles, também no Beco das Garrafas, cantando e tocando músicas de sua autoria.
Estava criado o samba rock, a batida inventada por Jorge Ben Jor atingiu seu auge num dos melhores e mais populares álbuns de sua carreira. “Mas, que nada”, foi lançado num compacto simples de 1963, o primeiro de Jorge Ben, e dava o gosto da mistura que o artista iria experimentar, através dos versos “esse samba que é feito de maracatu, samba de preto velho, samba de preto tu…”
Mas que Nada foi seu primeiro grande sucesso no Brasil e também é uma das canções em língua portuguesa mais executadas nos Estados Unidos até hoje – na versão do pianista brasileiro Sérgio Mendes, que primeiro a gravou em 1966 e depois regravou remixada com o grupo de hip hop norte-americano Black Eyed Peas, em 2006. Também foi regravada por artistas como Ella Fitzgerald (Lê-se Ela Fitisgérald) e Al Jarreau (Lê-se AÚ JARRU).
A Central de Notícias da Rádio PAZ é uma iniciativa do Projeto Neutralidade de Todes. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.