Entenda a diferença entre educação especial e inclusiva
O ativista da luta anticapacitista e influenciador digital Ivan Baron explica e exemplifica os diferentes tipos de educação para pessoa com deficiência.
Por Diane Costa
Existem dois tipos de educação para atender a população com deficiência: a educação especial e a inclusiva. A educação especial junta as pessoas com deficiência em um espaço separadopara ensiná-las. Já a educação inclusiva, inclui pessoas com deficiência no ambiente educacional já existente para garantir o acesso e permanência de alunos com necessidades especiais no ensino regular.
O conceito de educação inclusiva surgiu nos Estados Unidos por meio de uma lei sancionada em 1975,resultado dos movimentos sociais de pais e alunos com deficiência. No Brasil esse conceito passou a ser considerado nos anos 90, após a declaração de Salamanca,documento elaboradona Conferência Mundial de Educação Especial na cidade de Salamanca, na Espanha.
O influenciador digital e ativista da luta anticapacitista, Ivan Baron, explica e exemplifica as diferenças entre educação inclusiva e especial: “A educação inclusiva veio para acabar com a ideiada educação especial, que foi feita sem nenhum tipo de socialização, já educação inclusiva é totalmente contra esse ideal da segregação, respeita o ritmo de aprendizagem de cada um e acaba com aquele discurso de que somos todos iguais. Viva a diferença!”.