Movimentos de Saúde da Capela do Socorro lutam pela reabertura do Pronto Socorro Maria Antonieta
O Movimento Popular de Saúde da Capela do Socorro têm pressionado o poder público para que haja a reabertura do pronto Socorro Maria Dona Maria Antonieta Ferreira de Barros.
O PS localizado na rua Antônio Felipe Filho, 180, bairro Jardim Somara, distrito de Grajaú, está fechado desde o dia 16 de junho, em razão de obras de reforma e ampliação da unidade.
De acordo com Humberto Oliveira dos Santos, coordenador do Movimento Popular de Saúde (MPS) da Capela do Socorro, as obras no PS Maria Antonieta começaram em junho de 2020 e com previsão de término para julho de 2021. As obras não foram concluídas e o prazo chegou a ser prorrogado por três vezes.
O Pronto Socorro Municipal Dona Maria Antonieta Ferreira de Barros do Hospital Geral do Grajaú é referência para atendimentos de urgência/emergência de quase 1 milhão de pessoas que vivem na região de Capela do Socorro, Parelheiros e Marsilac, extremo Sul da Capital. A população do Grajaú, distrito que concentra quase meio milhão de habitantes, está hoje sem serviço de urgência/emergência para ser atendida.
O fechamento do PS Maria Antonieta transferiu o atendimento da população para as UBS/AMAE/AMA Integrada Jardim Icaraí e UBS/AMA Integrada Jardim Castro Alves, destinados a atender comunidades de alta vulnerabilidade em área bastante adensada, que diante da pandemia vivem ainda mais lotadas.
Embora a situação seja bastante crítica Humberto Olivera afirma está a todo momento buscando saídas para trazer este equipamento tão importante para essa região que é tão carente.
Resposta da prefeitura
Até o final da edição, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo não se manifestou sobre o tema.
Reportagem por Diane Costa
Este projeto foi realizado com o apoio da 5a Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.