Síndrome Respiratória Aguda Grave tem aumento no Brasil
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) continua tendo aumento de casos na maior parte do país em todas as faixas etárias, segundo o mais recente Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz.
A doença é causada por vírus diversos, como os que causam covid-19 e gripe e também vírus sincicial respiratório e rinovírus. Em especial o Coronavírus teve um aumento considerável no Centro-Sul do País, embora em São Paulo o crescimento de casos da doença entre idosos tenham decaído, ao contrário da Influenza, que tem assumido formas graves principalmente em crianças, pré-adolescentes e idosos. Já em relação ao vírus sincicial respiratório, o Infogripe verificou crescimento em estados de todas as regiões do país. Esse tipo de vírus causa casos graves principalmente em crianças de até dois anos de idade.
O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, fala sobre o caso: “Quando vemos crianças e pré-adolescentes, a gente vê uma mistura. Influenza, covid, rinovírus e o sincicial nas crianças pequenas em todas as regiões. É um cenário que requer atenção e um cuidado redobrado, principalmente em quem está com sintomas”.
A Central de Notícias da Rádio PAZ é uma iniciativa do Projeto “MAZZAROPI E A REINVENÇÃO DO CAIPIRA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.