Prefeitura usa drones para aplicação de larvicida no Combate à Dengue na capital

A prefeitura de São Paulo tem anunciado medidas de combate à dengue. No dia 3 de fevereiro, o prefeito acompanhou a inauguração da utilização do drone para aplicação de larvicida. A ideia é utilizá-lo para pulverizar larvicida nos terrenos e imóveis em condição de abandono na cidade.

A gestão destaca que foi identificada a necessidade de acrescentar o uso da tecnologia ao trabalho convencional em determinados pontos da cidade, como imóveis fechados, pois o processo legal para a Vigilância Sanitária ter acesso a esses locais é muito burocrático.

O prefeito Ricardo Nunes MDB explica quais ações no combate à dengue têm sido intensificadas na cidade: “A prefeitura está ampliando seus serviços, a gente tinha 30 veículos, compramos mais 30, estamos com 60 veículos, tínhamos 2 mil agentes. Hoje estamos com 12 mil agentes na visitação de casa em casa nos comércios e acrescentamos agora o drone para fazer a aplicação do larvicida”, afirma.

Nunes explica que existem muitos imóveis que muitas vezes estão fechados, e para vigilância sanitária adentrar este imóvel tem toda uma burocracia: “depois se a gente arrombar uma porta precisa ter todo um cuidado para manter aquele patrimônio preservado, isso demanda muito tempo, energia e a utilização de um drone específico, capaz de fazer aplicação do larvicida vai agilizar bastante. Identificando um local onde existe um criador, a gente sobe com o drone faz a aplicação do larvicida pra ter o controle da larva do mosquito da dengue”, aponta ele.

A prefeitura afirma que tem intensificado o combate à dengue com trabalho de prevenção, aplicação de larvicida, visitação nas residências e também assistência médica nas UBSs para as pessoas fazerem o teste rápido através da coleta de sangue na hora.

A Central de Notícias da Rádio PAZ é uma iniciativa do Projeto “MAZZAROPI E A REINVENÇÃO DO CAIPIRA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: