Oficinas, consultas públicas e audiências abertas à população farão parte da revisão do Plano Diretor de São Paulo
São Paulo passará por um processo de atividades abertas à população para debater a revisão do Plano Diretor Estratégico. Nesta primeira etapa serão realizadas 32 Oficinas Presenciais no território das subprefeituras, 9 Audiências Temáticas Noturnas virtuais, 3 Reuniões Vespertinas virtuais e uma primeira Consulta Pública online na plataforma Participe+.
O Plano Diretor Estratégico é uma lei municipal que orienta o crescimento e o desenvolvimento da cidade. É o principal instrumento de organização para garantir melhoria da qualidade de vida da população, principalmente das áreas mais carentes da cidade. Em vigor desde 2014, o Plano Diretor tem como principal diretriz aproximar emprego e moradia.
Dia 25 de abril houve a abertura da 1ª Consulta Pública online de 2022 da Revisão Intermediária no site Participe+. Durante 41 dias, qualquer pessoa interessada poderá acessar a plataforma e participar da consulta eletrônica que terá como base o Diagnóstico do Plano Diretor.
A partir do dia 3 de maio, serão iniciadas 9 Audiências Temáticas Virtuais Noturnas divididas pelos temas: Mobilidade, Habitação, Patrimônio e Políticas Culturais, Ordenamento Territorial, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Desenvolvimento Social, Instrumentos de Política Urbana e Gestão Ambiental e Gestão Democrática.
Nos quatro sábados do mês de maio, a Prefeitura realizará 32 Oficinas Presenciais, uma por cada território das subprefeituras. Os horários e os locais serão divulgados em breve. As reuniões serão transmitidas ao vivo no canal oficial da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento no YouTube.
A previsão é que acontecerá 8 oficinas presenciais com transmissão pelo Youtube no sábado, dia 14 de maio, nas regiões da zona sul e oeste: Capela do Socorro, Parelheiros, M’Boi Mirim, Campo Limpo, Santo Amaro, Cidade Ademar, Butantã e Pinheiros.
O prazo para prefeitura encaminhar a proposta de revisão do Plano Diretor é até 31 de julho de 2022.
A Central de Notícias da Rádio PAZ é uma iniciativa do “Projeto Minorias e direitos humanos”.
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.