O GOVERNO DE SÃO PAULO LANÇA MUTIRÃO DE ORTOPEDIA.

Reportagem: Caroline Rossetto

Na quarta-feira, dia 29 de outubro, o governador do Estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, lançou o novo Mutirão de Ortopedia da Secretaria de Saúde.

Atualmente, quase 30 mil pessoas aguardam para fazer cirurgias e procedimentos ortopédicos de média e alta complexidade. Esse novo investimento, que custou aos cofres do Governo de São Paulo, um valor próximo a 1 bilhão de reais, será destinado para as unidades de saúde especializadas em atender esses tipos de casos.

Com esse repasse, a Secretaria de Saúde pretende ampliar o número de cirurgias em todo o Estado de São Paulo, com o intuito de zerar a fila de espera, melhorando o tempo de atendimento e a qualidade de vida do cidadão paulista. O governador, Tarcísio falou sobre esse novo mutirão.

“Desde o início do ano, o primeiro mutirão foi de oncologia. Já foram mais de 40 mil procedimentos esse ano e o mutirão de cardiologia, foram mais de 12 mil atendimentos. Saímos de 7 mil para 12 mil procedimentos cardíacos, Mais de 54 especialidades e mais de 240 mil cirurgias realizadas e mais de 750 mil cirurgias eletivas realizadas. A gente vai terminar o ano com mais de 1 milhão de cirurgias realizadas.É o maior resultado da série histórica. E é muito bom celebrar esse mutirão de ortopedia. São 26 mil pessoas que vão sair da fila de imediato. Já estão sendo preparadas para fazer a cirurgia e aí é o movimento que não para e chegar até o momento que não será mais preciso fazer mutirões e zerar essa demanda reprimida e aumentar a situação de normalidade. Sabemos que temos muito a fazer e vamos fazer isso juntos, com um grande patrimônio que nós temos que é contar com uma massa de profissionais vocacionados e que salvam vidas”

As cirurgias, muitas delas, efetuadas por causa dos grandes mutirões representam um total de 32% das 746.911 que estavam em espera desde o começo da pandemia de COVID-19, quando o Estado decretou quarentena em 2020.

A Central de Notícias da Rádio PAZ é uma iniciativa do Projeto “MAZZAROPI E A REINVENÇÃO DO CAIPIRA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: