NOVEMBRO AZUL: O MÊS DE ALERTA PARA A SAÚDE DO HOMEM

Reportagem: Caroline Rossetto

O câncer de próstata é a causa da mortalidade de 28,5% da população masculina. Mundialmente, por dia, a cada 38 minutos, um homem morre por causa da  doença, que poderia ter sido evitada, se houvesse o diagnóstico ainda no início.
O mês de novembro é conhecido pela campanha Novembro Azul que é dedicada à conscientização e o recebimento do diagnóstico precoce, educando e  desmistificando homens a tratar esse assunto sem vergonha e sem preconceitos. A campanha reforça a importância de tratar desse assunto com cuidado e carinho, incentivando os homens a buscarem atendimento, acolhimento e um  conhecimento melhor em Redes de Saúde espalhadas pelo Brasil inteiro.
A especialista da Secretaria Municipal de Saúde, Mirian Nunes, explica um pouco mais sobre o assunto:“O câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, significam que os tumores estão em fase avançada, dificultando o tratamento e a cura. Os sintomas na fase avançada incluem dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presenças de sangue na urina ou no sêmen, além de dor óssea. Por isso, homens com 45 anos ou mais, com fatores de risco, com histórico familiar com a doença e obesidade e em homens acima de 50 anos sem esses fatores, é imprescindível que esses gruposvisitem o urologista de sua Unidade Básica de Saúde de referência para conversar sobre o exame de toque retal que avalia possíveis alterações da glândula como endurecimento e presença de nódulos suspeitos’, aconselha ela.
Segundo uma pesquisa realizada pela própria Secretaria Municipal de Saúde, mostra que 50% dos homens nunca foram a uma consulta ao urologista, reforçando o tabu da masculinidade frágil.
A Secretaria também alerta que uma alimentação pobre em frutas, verduras e legumes, sedentarismo, álcool e tabagismo e uma vida estressante e cansativa, facilita e muito o surgimento da doença.
Os exames estão disponíveis na rede especializada e o exame de diagnóstico junto com a biópsia feita por ultrassonografia estão disponíveis gratuitamente nos ambulatórios, nas unidades dos Hospitais Dia e hospitais credenciados.
No caso de uma confirmação da doença, o paciente é encaminhado para o Centro de alta complexidade em oncologia, em hospitais como o A.C. Camargo E o Instituto Brasileiro do Controle do Câncer e hospitais de gestão individual.

A campanha do Novembro Azul começou em 2003, na Austrália, com o objetivo de divulgar a campanha, criada por dois amigos, sem querer. Na época, os dois se questionaram como ficariam de bigode, já que estava fora de moda. Com essa ideia, tiveram a atitude de associar o bigode com a conscientização da saúde masculina. No ano seguinte, lançaram a campanha “Movember Salvation”, uma organização sem fins lucrativos que visava arrecadar fundos para combater o câncer de próstata, além do lançamento de uma plataforma online de doações e envio de fotos de homens do mundo inteiro mostrando os bigodes.

A Central de Notícias da Rádio PAZ é uma iniciativa do Projeto “MAZZAROPI E A REINVENÇÃO DO CAIPIRA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: