“Nós já estamos em emergência” afirma prefeito sobre epidemia de dengue
Com mais de 49.721 casos confirmados da doença na capital, Ricardo Nunes anuncia ações para combater o mosquito da dengue na cidade.
Por Gabriel Nassif
A prefeitura de São Paulo anunciou pacote de medidas de combate à dengue através de uma coletiva com a imprensa sediada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Colombo.
O objetivo da prefeitura com esse anúncio é alertar a população sobre os riscos reais da infecção por dengue.
Atualmente, a capital já registra 49.721 casos confirmados da doença e 11 óbitos. Isso equivale a 414 casos por 100 mil habitantes. O anúncio das medidas aconteceu na última quarta-feira, dia 13 de março.
O secretário Municipal de Saúde, Luiz Zamarco, junto ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) e outros secretários, divulgaram ações práticas para combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Uma delas é a aplicação diária de inseticidas em todos os bairros da cidade, realizada pela frota de veículos conhecida como “FUMACÊ”. Além disso, será realizado um reforço na frota da prefeitura, com a adição de mais 30 caminhonetes para realizar a nebulização. Com esse acréscimo, a frota, que originalmente era composta por 66 veículos, agora conta com 96.
Outra medida, adotada em janeiro deste ano, foi o aumento significativo dos agentes de saúde, de 2 mil para 12 mil agentes em campo, um aumento de 500%. O objetivo é orientar a população sobre os riscos da doença em visitas de casa em casa.
Em conversa com a Central de Notícias das Rádios Comunitárias, Maria Marta, moradora do Jd. Colombo, acredita que as medidas apresentadas são boas, mas ressalta que a população tem que colaborar junto com o governo.
“Eu tô achando muito bom, só que deveria ter vacina aqui para a gente também. Tem muito lugar que tem pneu, lixo, poça d’água, o povo também não colabora. Eu acho que a maior parte das pessoas não colabora; mas elas deveriam”, declarou Marta.
Em coletiva, o prefeito ressaltou que a imunização contra a dengue está em processo e a prefeitura aguarda uma resposta do governo federal para receber vacinas.
“Toda a vacina tem que vir do Ministério da Saúde e o Governo Federal não mandou as vacinas. No estado de São Paulo tem 645 municípios, se não me engano, e só 11 receberam a vacina; a capital não recebeu. A gente manda ofício e eles não respondem” afirmou o prefeito.
A Central de Notícias da Rádio PAZ é uma iniciativa do Projeto “MAZZAROPI E A REINVENÇÃO DO CAIPIRA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.