Mês das mulheres reforça importância do autocuidado

No Brasil o câncer que mais mata é o de mama, que atinge especificamente as mulheres, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o país tem uma estimativa de 76.610 novos casos de câncer, em mulheres, para 2023 até 2025.

Com a implantação da política nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, o tema vem sendo tratado com mais amplitude e pautado em diversos projetos de lei como: dignidade menstrual, parto humanizado e as campanhas de prevenção de câncer de mama e colo de útero entre outras que reforçam a importância do autocuidado.”O autocuidado significa sermos protagonistas do nosso cuidado, ter consciência do nosso corpo e mente da importância desse equilíbrio, conhecer cada vez mais como o nosso corpo funciona. Cuidar do nosso lado espiritual e místico em cada uma de nós, dentro daquilo que cada uma acredita. Tudo isso é que vai possibilitar uma boa saúde”, afirma Regina Marchiore, servidora pública municipal da saúde.

“Através do SUS que a gente tem firmado através da lei 8.080, nós conseguimos garantir muitos avanços na saúde e também na saúde da mulher, mas ainda são muitos os desafios”, conta Regina. Em 2022 foram realizados no Estado de São Paulo quase 178 mil mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), após iniciativa da secretaria de saúde do município que liberou a solicitação de exames de prevenção ao câncer de mama gratuito sem a necessidade de pedido médico,de acordo com levantamento da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) – gestora de serviços de diagnóstico por imagem, a busca por mamografia cresceu 30,5% na rede pública de saúde.

O melhor tratamento é a prevenção, então, cuide-se, busque a unidade básica de saúde mais próxima a você e faça os exames de prevenção.

A Central de Notícias da Rádio PAZ é uma iniciativa do Projeto Neutralidade de Todes. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


VÍDEO: Mês das mulheres reforça importância do autocuidado

INFORMATIVO: Mês das mulheres reforça importância do autocuidado