Festas literárias surgem como um novo fenômeno cultural nos bairros de São Paulo
Um novo fenômeno cultural tem surgido em algumas regiões da capital paulista, as feiras literárias regionais. Embora a realização das grandes feiras literárias promovidas pelas prefeituras já exista com a finalidade de atrair o turismo como a Flip – Feira literária de Parati, as feiras regionais surgem com a finalidade de fortalecer as relações com os territórios.
Em São Paulo alguns coletivos regionais têm se organizado e realizado feiras literárias pela cidade. Na Penha tem a Flipenha, que costuma ocorrer em outubro, na zona sul a Felizs em setembro e na zona noroeste a Flino, que em 2021 aconteceu entre o final de novembro início de dezembro.
As festas literárias das periferias têm surgido com a preocupação de promover as potências regionais e construir por meio da literatura o fortalecimento da identidade regional. Geralmente os temas do evento, o homenageado ou a homenageada, tem a ver com o território.
Sophia Castellano, Conselheira Municipal do Livro e uma das organizadoras da Flipenha – Festa Literária da Penha, ressalta: “As festas literárias são um fenômeno da literatura da periferia falando e gritando jogando na cena da literatura nacional e paulistana um novo tipo de literatura que é organizado pelos coletivos culturais, pobres periféricos, muitas vezes, que não tem vínculo nenhum com a prefeitura e que passam ser a gentes organizadores dos seus territórios por meio da literatura.
Segundo ela, geralmente algumas festas também se organizam em parceria com funcionários públicos de CEUs, das bibliotecas regionais. “É uma relação entre o poder público e a sociedade civil organizada, diferente do que a gente costuma ver nessas outras festas promovidas pelas prefeituras nestas outras cidades que estão mais preocupadas com o turismo literário mesmo”, afirma Castellano.
REPORTAGEM POR DIANE COSTA
A Central de Notícias da Rádio PAZ é uma iniciativa do “Projeto Minorias e direitos humanos”.
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.