CONHEÇA O MUSEU DA BOLSA EM SÃO PAULO

Reportagem: Caroline Rossetto

Em 2022, o Museu da Bolsa do Brasil foi inaugurado no Centro Histórico de São Paulo. Localizado no antigo prédio da Bolsa de Valores, que foi construído na década de 1940, o atual museu tem um acervo muito rico que remete a um Brasil do século 19 e que faz o público mergulhar na história da economia brasileira.
O Museu nasceu para contar a história do mercado de capitais e com o objetivo de compartilhar com as pessoas o universo da educação financeira e de como o dinheiro pode impactar a vida da pessoa.
Toda a exposição, que é permanente, percorre de modo cronológico como esse mercado se desenvolveu e evoluiu através do tempo. São mais de 100 mil itens, incluindo mobiliários e objetos que foram substituídos por outros, com o surgimento e o avanço tecnológico.
Um dos especialistas em economia, Raony Rossetti, explica como nasceu a Bolsa de Valores:
“A Bolsa de Valores começou há centenas de anos nas chamadas praças de comércio, onde aconteciam as negociações de mercadorias, fretes de navios, compras e vendas de produtos agrícolas, apólices da vida pública e seguros, como um ensaio do que teríamos no futuro. Essas transações eram feitas em dinheiro vivo, que eram carregados em bolsas. Em 1808, com a chegada da Família Real no Brasil, o termo praça passou a ser empregado para designar o mercado de valores e em 1889, nasceu a Bolsa de Valores. Em 1890, temos o registro que Emílio Rangel Pestana, foi o fundador da Bolsa Livre, a 1a tentativa de se estabelecer uma bolsa em São Paulo”, diz ele.
E para reunir melhor as informações, o Museu da Bolsa nasceu com esse intuito, em oferecer ao público curioso, uma imersão no comportamento dessa época. Ele ainda diz que
“Todas essas histórias foram organizadas em um espaço incrível, que é o MUB3, o Museu da Bolsa de Valores do Brasil”, diz ele.
O Museu da Bolsa está localizado na Rua XV de Novembro, 274 – Centro Histórico de São Paulo. Os horários de funcionamento são: de segundas-feiras aos sábados: das 09h00 às 17h00. A entrada é gratuita.

A Central de Notícias da Rádio Paz é uma iniciativa do Projeto “AUTISMO NO BRASIL: A dificuldade do diagnóstico e tratamento para pessoas autistas”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: