COM FROTA ELÉTRICA EM EXPANSÃO, SÃO PAULO DEBATE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NO TRANSPORTE PÚBLICO.
Com quase mil veículos em circulação, a capital paulista discute os desafios futuros da transição energética.
Reportagem: Caroline Rossetto e João Montoza
Com o certificado Município Verde Azul, a cidade de São Paulo é considerada uma das maiores referências sobre ações sustentáveis para o clima e o meio ambiente. No combate às mudanças climáticas, São Paulo ganhou mais de 120 novos ônibus elétricos para transportar a população da capital em todas as regiões da cidade.
Em um evento nesta terça-feira (23), o prefeito Ricardo Nunes se reuniu com autoridades no Memorial da América Latina, para a cerimônia de abertura do seminário “Caminhos para a Eletromobilidade Urbana em São Paulo” para debater os caminhos da energia sustentável e a transição energética para o setor de transportes públicos. Agora, a frota municipal possui mais de 760 novos ônibus elétricos movidos a bateria, mais 201 trólebus, totalizando quase 1000 veículos sustentáveis.
Em coletiva, Ricardo Nunes falou sobre a meta da quantidade de ônibus elétricos que vão circular pela cidade até o final do ano.
“A nossa meta é 2200 ônibus. Esse ano, a gente vai chegar até o início da COP, em mil ônibus eletrificados na cidade e até dezembro, teremos mais 200 ônibus até o final deste ano. Eu acho, que pelo modelo que desenhamos, essas vantagens, o financiamento e a indústria tendo capacidade de produção, a gente consegue avançar. O desenho do modelo está feito, ele é auto sustentável”
Ricardo também reiterou a dificuldade de distribuição de energia por parte da fornecedora da cidade, que tem cometido erros devido à falta de estrutura. O poder municipal tem procurado maneiras de viabilizar e carregar a frota.
A estudante Caroline Oliveira, pega transporte elétrico duas vezes por semana e nos contou como é a sua experiência:
“Eu achei bom. Ele é bem menos barulhento do que o comum, né? Acho que ele faz bem para a cidade de São Paulo, considerando a quantidade de ônibus que tem aqui na cidade. Acho que o único problema que ele tem é a quantidade de cadeiras que diminuiu em comparação ao ônibus comum. Mas fora isso, todo mundo se adaptou bem. Ele é bem mais cuidado”, diz ela.
Os debates que continuaram durante o dia, também abordaram as novas perspectivas também para motos, bicicletas e patinetes elétricos, reafirmando a cidade de São Paulo como uma das maiores referências da América Latina em mobilidade urbana.
A Central de Notícias da Rádio Paz é uma iniciativa do Projeto “AUTISMO NO BRASIL: A dificuldade do diagnóstico e tratamento para pessoas autistas”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.