Capital registra aumento em furtos e roubos e furtos e roubos de veículos
Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam elevação de 16,7% nesses tipos de crimes
O número de furtos e roubos em geral e de furtos e roubos de veículo registrados em janeiro de 2022 na Capital registrou aumento de 16,7% na comparação com janeiro de 2021. Os dados constam das estatísticas mensais que são divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). No ano passado, foram 27.166 crimes contra 31.704 registrados nesse ano.
Quem já passou por essa situação conta sobre a experiência traumática. É o caso do consultor de vendas Rogério Antonio de Almeida Pinto. “Tive uma situação aí que não foi muito bacana na Senador Teotônio Vilela, né? Mais ou menos uma altura 3.000, 3.100, na Cidade Dutra. Eu estava andando com o carro, com o vidro aberto e eu fui abordado por um indivíduo lá com numa moto, com de garupa e eu estava com o GPS ligado né, e nesse momento eles entraram praticamente meio corpo dentro do carro e tomaram GPS, enquanto um fez isso o outro estava insinuando estar com uma arma na cintura, né, foi uma coisa bem complicada uma sensação de impotência terrível, viu.”
Se alguns perderam o equipamento que os ajudava a ir para casa, outros ficaram sem o seu veículo de transporte, como ocorreu com o jornalista Fábio Rogério Ramalho. “Eu estava chegando, eu moro próximo do Autódromo de Interlagos e eu estava chegando em casa quando uma moto me abordou. (do mesmo áudio de 2:05 usar de 0:40 até 1:15) Ele abordou com arma em punho né? Eu estava com uma moto eu tenho uma PCX, então ele emparelhou junto comigo mandou parar e logo em seguida chegou a uma segunda moto com mais dois caras né? Um pilotando e o garupa, o garupa já começou a tirar tudo que eu tinha, mochila, celular, os pertences do bolso e tudo. A ação não demorou nem um minuto, foi tudo rápido”.
Cofundador da Cosecurity e diretor geral da Haganá Tecnologia, Luciano Caruso dá dicas para que as pessoas evitem ser vítimas desse tipo de crime. “O motorista deve estar sempre com o vidro fechado, principalmente nas paradas. Janelas abertas facilitam a retira de objetos de dentro do veículo, muitas vezes, sem que o condutor perceba. O uso de joias, relógios e acessórios chamativos, né? Também é um fator aí que acaba atraindo e as chances de um assalto também aumentam, né?”
E como diz aquele velho ditado, é sempre melhor prevenir do que remediar. É isso o que o consultor em segurança frisa. “Investir na segurança do veículo, o insulfilm hoje em dia ele é desejável, porque ele é acaba que o bandido consiga enxergar dentro do veículo, tentar evitar a parada no farol. Então se tiver a oportunidade de vir parando o carro com antecedência, antes de parar o veículo totalmente no farol, isso é uma coisa que é importante também, acaba auxiliando nessa prevenção, né? Acima de tudo a gente tem que tratar sempre da prevenção”.
REPORTAGEM POR ALINE THAIS DE MELO
A Central de Notícias da Rádio PAZ é uma iniciativa do “Projeto Minorias e direitos humanos”.
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.