Andamento do futuro terminal Cocaia
A Prefeitura de São Paulo publicou na última sexta-feira, 11 de fevereiro, um decreto de desapropriação de imóveis particulares da subprefeitura Capela do Socorro, com finalidade de realização das obras da implantação do futuro Terminal Cocaia.
O Decreto 61.043 declara de utilidade pública, para ser desapropriado judicialmente ou adquirido mediante acordo, o imóvel particular situado no Grajaú, região da Subprefeitura Capela do Socorro, necessário à implantação de terminal de ônibus. A área deverá abrigar o Terminal Cocaia, que está planejado para ser implantado próximo à Estrada Canal do Cocaia e faz parte do projeto do Sistema de Transporte Público Hidroviário na Represa Billings. Ele acomodará linhas de ônibus da localidade, permitindo a transferência dos usuários do sistema de ônibus para as embarcações de travessia aquática entre Cocaia e Pedreira.
O prefeito Ricardo Nunes, quando ainda vereador, em 2014, propôs um projeto que previa a incorporação do Sistema de Transporte Público Hidroviário de São Paulo (STPHSP) à rede de transporte coletivo.
Aprovada e depois promulgada no mês de junho daquele ano, a Lei 16.010/2014 determina integrar o transporte por rios e represas da cidade ao sistema de transporte por ônibus e trilhos, tudo pago com o Bilhete Único. Pela Lei, os portos estarão integrados ao sistema de ônibus, metrôs e trens.
A proposta integra o Plano de Metas e inclui a implantação do Sistema de Transporte Público Hidroviário na represa Billings. O projeto propõe a construção de atracadouros integrados a terminais de ônibus para embarque e desembarque na rede de transporte público hidroviário.
REPORTAGEM POR HIGOR DEL CARMO
A Central de Notícias da Rádio PAZ é uma iniciativa do “Projeto Minorias e direitos humanos”.
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.