Fundação Fé e Alegria atende crianças e adolescentes no Grajaú
Iniciada em 1955 na Venezuela, instituição já auxiliou milhares de pessoas no Brasil e no mundo
Desde 2008, o Centro Social de Educação e Cultura Grajaú, unidade da Fundação Fé e Alegria da zona sul de São Paulo, atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos com atividades artísticas, educativas, esportivas e musicais, entre outras ações para estimular o protagonismo e a autonomia dos educandos, fortalecendo suas relações familiares e comunitárias. Os atendimentos são divididos por faixa etária e estão pautados na defesa e dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A Fundação Fé e Alegria é uma obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que surgiu no Brasil em 1981. Naquele ano, foi inaugurado o Centro Infantil Fé e Alegria em Mauá, na zona metropolitana de São Paulo, que atendia a 45 crianças em idade pré-escolar e 60 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, e atuava em parceria com a escola Sociedade Amigos de Bairro do Jardim Zaíra.
O primeiro marco de Fé e Alegria foi em 1955, ano em que o padre jesuíta José María Vélaz, juntamente com um grupo de universitários, fundou a primeira escola do movimento em Caracas, na Venezuela, para alfabetizar crianças vulneráveis da região. Na memória desta história, destacam-se o operário Abrahán Reyes e sua esposa Patricia García, que cederam seu pequeno rancho onde moravam com seus oito filhos, para fundar o primeiro espaço de Fé e Alegria.
Quem nos fala sobre o trabalho que é desenvolvido no Jardim Shangrilá, na região do Grajaú, há 13 anos, é o padre Antonio Tabosa, diretor-presidente da Fundação Fé e Alegria do Brasil. “A Fundação Fé e Alegria do Brasil atende crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é contribuir com o futuro desses assistidos e uma sociedade democrática, justa e solidária.”
O padre Antonio celebra os bons números que já foram alcançados pela iniciativa. “Em 2020 o Centro Social de Educação e Cultura Grajaú atendeu 150 crianças com idades entre 6 e 15 anos.” Os dados nacionais são igualmente expressivos. ” Em 2020 foram
mais de 8.000l atendidos por Fé e Alegria no Brasil. Os dados de 2021 e um estamos finalizando até o final deste mês.”
A Fundação Fé e Alegria do Brasil se mantém com o apoio da Companhia de Jesus, parcerias com órgãos públicos, doações de pessoas jurídicas e pessoas físicas. O Centro Social de Educação e Cultura Grajaú, unidade de Fé e Alegria em Grajaú, também tem o apoio da Companhia de Jesus, realiza parcerias com a Prefeitura do Município de São Paulo (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e recebe doações, via site, por transferência bancária e de bens em espécie. Quem quiser saber mais sobre a iniciativa pode acessar o site www.fealegria.org.br.
REPORTAGEM POR ALINE MELO
A Central de Notícias da Rádio PAZ é uma iniciativa do “Projeto Minorias e direitos humanos”.
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.