Casa Ecoativa realiza ações de educação ambiental na Ilha do Bororé
Programa de gestão ambiental do território atua em rede com os serviços públicos do bairro
Pode ser que nem todo mundo saiba, mas a cidade de São Paulo também tem uma ilha. A Ilha do Bororé é um bairro no extremo sul, distrito da Capela do Socorro, que na verdade é uma península, porque também tem acesso terrestre ao município. Foi lá que em 1998 foi criada a Casa Ecoativa, um programa de gestão ambiental participativo, uma casa de eco-cultura. Quem nos conta como ele nasceu é o colaborador do projeto, Jailson Santos.
“Projeto da década de 90 e 96, até 98, articulação do bairro dali do Bororé para fundar a associação de moradores né? Para lutar pelas políticas públicas direitos básicos, né? Como educação, saúde, mobilidade, lazer, cultura, esporte, né? E aí através desses fóruns é criada a associação de moradores e um espaço físico comunitário é criado né? É dado esse nome de Casa Ecoativa, mas é pra gerir de forma sustentável o território né da Ilha do Bororé, sendo que aqui é uma APA né, uma área de proteção ambiental.”
A casa chegou a ficar fechada entre 2000 e 2013, mas suas atividades foram retomadas há nove anos. Lá se trabalham princípios de permacultura, manejo das águas, horta, tecnologias verdes, captação de água da chuva, tratamento de esgoto, além de atividades culturais e educativas diversas, como saraus, festivais, oficinas de escolas e acolhimento de visitantes que chegam por meio do turismo de base comunitária. “A gente chama de um centro ecocultural. Então, capoeira, todo e qualquer tipo de atividade e evento possível dentro de uma comunidade né? Na questão de entretenimento, lazer, né? Acesso e democratização desses espaços de convivência saudável.”
A Casa Ecoativa também desenvolve diversas atividades e oficinas com a Escola Estadual Professor Adrião Bernardes e o Centro de Educação Infantil Luiza Sophia Roschel. “São muitas atividades envolvidas no tema da cultura e educação do meio ambiente, oficinas, palestras, eventos, pesquisas, atividades ao ar livre, mas os maiores projetos são mesmo dentro da ilha com a escola Adrião Bernardes, com a UBS, com uma rede de serviços do bairro, né? Com a creche, né? Que é o CEI Sofia Roschel. Então os dos maiores projetos de desenvolvimento da Casa Equativa é com a própria comunidade da Ilha do Bororé, com a Ecoativa férias, com crianças e adolescentes e jovens a maioria né? Dos projetos desenvolvendo trabalho educativos no território com crianças e adolescentes e jovens.”
As visitas à Casa Ecoativa podem ser agendadas com o Jai pelo telefone (11) 98784-3400. O Instagram é o @casaecoativa e por lá você acompanha todas as novidades.
REPORTAGEM POR ALINE THAIS DE MELO
A Central de Notícias da Rádio PAZ é uma iniciativa do “Projeto Minorias e direitos humanos”.
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.