Conheça a Medalha Anchieta: uma das principais honrarias paulistanas
A homenagem é feita para os paulistas que se destacam e contribuem com a cidade de São Paulo
Da Redação
A Medalha Anchieta é uma das principais honrarias oferecidas às pessoas nascidas em São Paulo que se destacam por relevantes contribuições à cidade. Criada em 1973 pela Câmara Municipal da capital, seu nome faz referência ao prédio da instituição, o Palácio Anchieta, localizado no bairro da Bela Vista, região central de São Paulo.
O título só é concedido após a criação de um PDL (Projeto de Decreto Legislativo), sendo necessário ter a aprovação de dois terços dos vereadores para conceder a homenagem. O desembargador e presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), Silmar Fernandes, recebeu a medalha Anchieta no final do ano passado. Segundo o magistrado, o trabalho desenvolvido nas últimas eleições municipais contribuiu para a homenagem.
“Disseram tantas coisas que eu seria merecedor. Aqui no íntimo, eu acho que a minha grande virtude de estar aqui, de ser sido chamado por essa honraria, é que sou paulistano, conduzo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Fizemos as eleições municipais, entregamos a todos os vereadores e prefeitos eleitos o diploma, foram todos empossados e nós cuidamos e zelamos pela democracia. Acho que é esse o reconhecimento, o trabalho pelo Tribunal Regional Eleitoral que motivou a que esta casa de leis me concedesse essa honraria. Para mim é uma homenagem imensa”, declara o desembargador.
Além da medalha, Silmar Fernandes recebeu o Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo. Outras personalidades, ao longo dos anos, receberam a Medalha Anchieta, entre elas a arquiteta e urbanista Elisabete França, o cientista Milton Santos e o Papa João Paulo II.
Quem nunca teve a oportunidade de ver, a Medalha Anchieta, que no passado já foi um disco metálico dourado, hoje é toda confeccionada em bronze, banhada em prata, tendo cinco centímetros de diâmetro e meio centímetro de espessura.
A Central de Notícias da Rádio Paz é uma iniciativa do Projeto “GASLIGHTING: Uma violência sutil!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.



