O bairro da zona Sul, Capela do Socorro, recebe nova UBS em 2026

Demanda atendida após muitos anos de espera por parte dos moradores.

Por Redação

O bairro Capela do Socorro localizado na zona Sul recebeu uma nova Unidade Básica de Saúde, a UBS Vila Rubi. Foi inaugurada em 23 de janeiro de 2026 e já está funcionando com capacidade para 11 mil pessoas, e custou 10,8 milhões de reais a prefeitura de São Paulo.

A unidade tem ao todo 77 colaboradores, entre eles: ESF (Estratégia Saúde da Família), Saúde Bucal, odontologia, enfermagem, farmácia, nutricionista e agentes comunitários de saúde. No local também incluí áreas de acolhimento, vacinação, fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia.

O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes esteve presente e fala da meta da prefeitura de entregar novos equipamentos públicos: “Já começou funcionar hoje e a gente completa 481 UBSs da cidade de São Paulo. A gente tem o nosso plano de metas de entregar 25 novas UBSs, essa é uma delas, além de entregar mais 12 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) na cidade”.

Além de Nunes, o secretário municipal de Saúde Luiz Carlos Zamarco também esteve presente, e falou sobre a distância da antiga UBS mais próxima, localizada no Jardim Icaraí. A UBS Vila Rubi fica no Parque das Arvores, rua Archote do Peru, 633, e funcionara de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.

Durante a coletiva de imprensa no local, o prefeito também respondeu perguntas sobre como será o Carnaval de São Paulo em 2026: “Acho que a gente vai conseguir superar o ano passado, o que a gente tem colocado como objetivo. A cada ano o Carnaval da cidade de São Paulo se tornar melhor do que a gente realizou no ano anterior. Mais de 600 blocos estão publicados, toda a programação, quais são os blocos, os trajetos. A gente vai ter aí essa novidade que é a Ivete Sangalo que está sendo trazida por um bloco que vai ser no dia 7 às 9 horas da manhã se apresentar na no Ibirapuera. Então, vai ser uma grande festa muito bonita”.

A Central de Notícias da Rádio Paz é uma iniciativa do Projeto “GASLIGHTING: Uma violência sutil!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

VÍDEO: