Pediatra fala sobre a minisérie “Adolescência”
A minisérie “Adolescência” disponível na Netflix traz reflexões sobre a influência das redes sociais na vida dos jovens. O assunto tem tido repercussão no Brasil, pois a produção está entre as mais assistidas no país.
O pediatra e mestre em saúde pública Daniel Becker alerta que uma das formas de evitar problemas de relacionamento na adolescência é criar uma relação de confiança e intimidade ainda na infância com os filhos.
“Não se fala de outra coisa nas redes sociais, está todo mundo se perguntando: O que eu posso fazer para que uma tragédia como a retratada na série “Adolescência” não aconteça com o meu filho?”, relata o pediatra.
Segundo Daniel a série está causando questionamentos saudáveis e necessários: Como se aproximar e criar um diálogo franco que influencie positivamente o comportamento dos filhos? Como evitar que o lixo tóxico recebido nas redes sociais acabe determinando as ações do seu filho?
O pediatra alerta que impacto do mundo digital nos jovens exige atitude dos pais e familiares não somente na adolescência, mas principalmente na infância. Pois de acordo com ele na adolescência é normal e aceitável que os jovens se afastem um pouco do mundo dos pais, faz parte da formação da identidade nesta fase que se dá no grupo de amigos.
“Por isso eu vivo repetindo que para construir uma boa relação de confiança e afeto tem que procurar ter conversas profundas enquanto os filhos ainda são crianças, como é que faz para não ficar só naquelas conversinhas de escolas e dos amiguinhos. Para isso a gente conta com um aliado importantíssimo: os livros”, ressalta ele.
Segundo Daniel a boa literatura ajudar a falar sobre valores, inclusão, respeito ao outro, privacidade, sobre conviver com as diferenças, igualdade de direitos, empatia. As histórias permitem que as crianças vivenciem dramas, conflitos das suas soluções e que elas processem as suas emoções sem ter que passar diretamente por essas crises difíceis, mas imaginando tudo através dos personagens.
“É lindo isso, as histórias ajudam a pensar sobre as questões do seu tempo, e envolver aos pouquinhos uma questão muito importante e interessante: o pensamento crítico, mas para isso é preciso que essa leitura seja compartilhada, seja um momento de conexão real entre pais e filhos”, exemplifica ele.
–
A Central de Notícias da Rádio Paz é uma iniciativa do Projeto “AUTISMO NO BRASIL: A dificuldade do diagnóstico e tratamento para pessoas autistas”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.