INSTITUTO MOREIRA SALLES APRESENTA A FOTOGRAFIA DE AGNES VARDA 

Pioneira da Nouvelle Vague, Agnes Varda se consolidou no cinema da década de 1960. 

A cineasta belga Agnès Varda é reconhecida como a pioneira do cinema francês e mundial. Foi figura central para Nouvelle Vague, movimento cinematográfico revolucionário francês na década de 1960, que focou em temas existencialistas. 

Além do cinema, provando que foi alguém muito além do seu tempo, Agnes também é conhecida por suas fotografias. Por causa do seu reconhecimento e importância para o mundo cinematográfico mundial, o Instituto Moreira Salles apresenta a mostra “Fotografia Agnes Varda Cinema”, totalmente dedicada a ela, que morreu vítima de um câncer, em 2019. 

A exposição apresenta 200 fotografias tiradas por ela, entre as décadas de 1950 e 1960. Os retratos são do cotidiano e feitos em suas viagens por Cuba, China, Portugal, França e Estados Unidos. 

Varda, que emprestava seu olhar feminista para os seus filmes, tinha o olhar curioso e questionador sobre a vida. 

A jornalista e cineasta Lara de Oliveira Santos, admiradora de cinema de Agnes, nos contou que conheceu o seu trabalho há 10 anos e que está amando a exposição: 

“Eu acho que está uma exposição muito diferente da Agnes. Eu já vi uma exposição que falava mais sobre os filmes dela e eu estou gostando bastante de ver essa parte fotográfica e os bastidores dos filmes. Estou achando bem completa e interessante. E gostando bastante da curadoria da filha dela e as frases que ela foi falando ao longo da exposição, sobre a mãe e histórias mais pessoais”, diz ela. 

A mostra também conta com uma programação de filmes dirigidos por ela. São eles: Cleo das 5 às 7 (1962), Saudações, Cubanos (1963), Os Panteras Negras (1968), entre outros. 

O Instituto Moreira Salles está localizado na Avenida Paulista, 2424. A entrada é gratuita e vai até o dia 01 de fevereiro de 2026. Os horários de funcionamento são: das Terças-Feiras aos domingos e feriados: das 10h00 às 20h00. 

A Central de Notícias da Rádio Paz é uma iniciativa do Projeto “GASLIGHTING: Uma violência sutil!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Assista a reportagem: INSTITUTO MOREIRA SALLES APRESENTA A FOTOGRAFIA DE AGNES VARDA