A Importância do Samba na Cultura Brasileira
A influência do ritmo que se tornou patrimônio cultural e musical da nação tupiniquim.
O samba é uma das principais referências musicais do Brasil, fazendo parte do dia a dia do brasileiro, o ritmo é um dos mais populares gêneros musicais em todas as regiões do país, e já existe a mais de 100 anos.
O samba é um dos pilares da cultura brasileira, carregando em seus ritmos e letras a identidade e a história do povo brasileiro. Oriundo de fortes raízes africanas trazidas, o samba nasceu, segundo estabelecido por historiadores, em 1916, com a canção “Pelo Telefone” criada pelos músicos Donga e Mauro de Almeida. O ritmo se popularizou na Bahia, mas ganhou ainda mais notoriedade após se consolidar no Rio de Janeiro, principalmente nos subúrbios e morros cariocas. O sambista Felipe Somália, comentou sobre sua relação com o ritmo.
“Olha, a música, e eu falo no geral porque a minha família é musical, todo mundo gosta de música, na minha casa sempre tocou muito samba, eu fui criado ouvindo samba, meu avô cantava, minha avó cantava. Então, hoje, poder ter qualquer espaço pra eu ter oportunidade de cantar, de tirar uma onda, de bater na palma da mão, está tudo certo, porque é o que a gente gosta e pra mim é uma realização”.
O samba influenciou não só a música, mas a dança, a literatura e o comportamento social no Brasil, sendo uma representação das características alegre e convidativa do povo brasileiro, e sendo um dos principais cartões postais do país para o resto do mundo. O samba também é o som que embala um dos maiores eventos nacionais, o Carnaval, que toma conta das ruas e da passarela pelo Brasil, sendo o Samba-enredo, um dos critérios mais importantes de avaliação nas competições do festival.
Por João Victor Montoza
–
A Central de Notícias da Rádio Paz é uma iniciativa do Projeto “AUTISMO NO BRASIL: A dificuldade do diagnóstico e tratamento para pessoas autistas”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.